Sobre
Sobre
Teresa Sales Rebordão é uma mezzo-soprano lírica portuguesa. Descrita como "vocalmente, um agradável trunfo e excelente atriz" (Manfred A. Schmid, Online Merker), está atualmente baseada em Viena onde integra o estúdio de ópera da Wiener Staatsoper.
Teresa estreou-se em Viena em 2024 com o papel de Rosette em Manon sob a batuta de Emmanuel Villaume. Pouco depois, debutou no papel de Junger Doktor em Palestrina, sob a direção de Christian Thielemann. Na presente temporada na Wiener Staatsoper, Teresa também cobriu inúmeros papéis, incluindo Zerlina, Mercedes e Lola, entre outros.
Teresa foi premiada no prestigiado Concurso Internacional de Canto Cascais Ópera 2024, com o prémio-contrato com o Festival Internacional de Música de Marvão, atribuído por Juliane Banse. No âmbito da canção, recebeu Song Award do Festival Vocallis 2021 na Holanda.
Teresa fez sua estreia no Theater Aachen com o papel de Witwe no Pasticcio Ombra Felice por Clara Hinterberger. Voltou a apresentar-se no mesmo teatro nas duas temporadas seguintes com os papéis de Stewardess (Flight) e Frau Pfeil (Der Schauspieldirektor), esta última sob a direção encenadora e autora do arranjo moderno estreado no Salzburger Festspiele em 2017, Elena Tzavara. Durante os seus estudos, teve ainda o prazer de apresentar os papéis Annio (La Clemenza di Tito), Dido (Dido and Aeneas), Hänsel (Hänsel und Gretel), La messagiera (L'Orfeo) e L'enfant (L'enfant et les sortiléges).
Natural de Lisboa, Teresa iniciou os seus estudos vocais no Instituto Gregoriano de Lisboa com o renomado barítono Armando Possante. Seguiu os seus estudos na Hochschule für Musik und Tanz Köln, na Alemanha, onde concluiu com distinção a sua licenciatura em canto e mestrado em ópera sob a orientação da Professora Claudia Kunz-Eisenlohr. Na Alemanha, descobriu grande interesse pela arte do Lied alemão. Trabalhou regularmente sob a orientação do Professor Ulrich Eisenlohr. Paralelamente, fez cursos de aperfeiçoamento com Ingeborg Danz, Anne Le Bozec, Jan Philip Schulze, Burkhard Kehring e Pauliina Tukiainen. Enquanto membro do estúdio de ópera da Wiener Staatsoper, Teresa teve o prazer de trabalhar com Brigitte Fassbaender, Nicole Car, Audrey Saint-Gil, entre outros. Atualmente Teresa é acompanhada pela soprano Romana Noack.
Teresa está muito agradecida pelo apoio da Fundação Dr. Arthur Pfungst durante os seus estudos.